quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

O DESPERTAR

Reginaldo de Oliveira
Publicado no Jornal do Commercio AM em 20/12/2011
Artigos publicados

Elton John canta em uma das suas canções: “Churches and dictators, politics and papers, everything crumbles sooner or later…”

O desempregado Mohammed Bouazizi vendia frutas e legumes pelas ruas de uma cidade da Tunísia onde obtinha uma parca renda para ajudar sua família. As autoridades locais, alegando a inexistência de permissão para o comércio ambulante, confiscaram as mercadorias de Bouazizi. Testemunhas relataram a humilhação pública de uma funcionária da prefeitura que esbofeteou o ambulante e cuspiu nele, além de jogar fora as suas frutas. Desesperado pela perda da sua única fonte de sobrevivência o estapeado e despojado Bouazizi procurou as autoridades que se recusaram a ouvi-lo. Assim, o homem tomado pela absoluta desolação se encharcou de gasolina e colocou fogo em si mesmo na frente da sede regional do governo. Mohammed Bouazizi deixou uma mensagem para a mãe pedindo perdão por ter perdido a esperança em tudo.

A morte de Bouazizi foi o estopim que fez explodir uma onda de descontentamento que fermentava na alma do povo tunisiano, o qual saiu às ruas para se solidarizar com o legítimo protesto do seu mártir, cuja imolação inflamou os corações de tantos outros oprimidos. A coisa se expandiu de tal forma que em poucos dias fez cair os 23 anos da ditadura de Zine El Abidine Ben Ali. A onda revolucionária ultrapassou as fronteiras da Tunísia atingindo em cheio o Egito, que derrubou Hosni Mubarak, havia 30 anos no poder. Também, a Líbia e seu sanguinário Muamar Kadafi, que foi arrastado pelas ruas feito um cão sarnento. Ocorreram levantes na Argélia, Jordânia, Iêmen, Arábia Saudita, Líbano, Síria, Palestina, Omã, Mauritânia, Marrocos, Djibuti, Barein, Iraque e Kuwait. A imprensa internacional batizou esse movimento de Primavera Árabe em referência à Primavera dos Povos (1848). As pessoas de todas essas nações estavam mais do que saturadas das injustiças sociais, da corrupção e da opressão dos seus governos. O filósofo francês Jean-Paul Sartre disse que quando a liberdade eclode no espírito de um homem, dez não podem nada contra esse um.

2011 está sendo marcado como o ano das revoltas populares. Cansados do apetite insaciável dos ricos e do capitalismo desumanizador, os americanos ocuparam o templo sagrado de Wall Street, cujo índice da bolsa de valores tem que está sempre subindo não importando a quantidade de sangue que a massa de trabalhadores é obrigada a doar para garantir o contínuo crescimento do valor das ações ali negociadas. Russos, Europeus e até os chineses se rebelaram contra seus governos. De fato, pode-se considerar que algo inusitado e grandioso poderá ocorrer nos próximos meses ou anos. Elemento crucial nesse processo, o fenômeno global das redes sociais vem demonstrando uma força avassaladora que certamente já perturba o sono de tiranos e opressores dos mais diversos quadrantes. Será que testemunharemos o despertar da nação humana para o seu legítimo direito à liberdade e justiça social?

Conforme as palavras de Elton John, ditadores e políticos estão sucumbindo mais cedo do que muita gente imaginava. Já o couro das costas do brasileiro parece ser bastante grosso em vista da inércia frente à incansável atividade do chicote da corrupção e da injustiça social que assola o nosso país. Pelo jeito, a nossa primavera está longe de chegar. Estamos acabrunhados e imobilizados pelo inverno glacial que congelou o nosso espírito de luta. Já os nossos corruptos e algozes estão curtindo um belíssimo verão numa praia maravilhosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua mensagem será publicada assim que for liberada. Grato.