quarta-feira, 18 de novembro de 2015

NÃO VOU PAGAR O PATO


Doutor Imposto
Publicado no Jornal Maskate dia 19/11/2015 - A018

O recente escândalo que explodiu na prefeitura de Iranduba ilustra com propriedade o câncer da corrupção já disseminado em todas as células do poder público brasileiro. Interessante, é que num município tão pequeno foi possível roubar mais de cinquenta milhões de reais. Imagine, então, uma Manaus da vida!! Ou uma São Paulo!! Ou uma Brasília!! Ultimamente, só se tem notícia de roubalheira na casa do milhão pra cima. Todos os dias somos atropelados com tantos milhões roubados aqui, outras dezenas de milhões surrupiados ali, ou então centenas de milhões de reais desviados acolá, como aconteceu no caso Barusco. A corrupção brasileira é sistêmica e entranhada até o osso do funcionalismo público. Os criminosos instalados no poder público são muito mais numerosos e perigosos do que todos os traficantes, ladrões e assassinos que estão dentro ou fora das prisões. Todo mundo passa o dia inteiro pensando em novas maneiras de roubar o erário. As reportagens do Fantástico aos domingos vem há tempos revelando uma infinidade de esquemas criminosos presentes nas repartições, nos processos licitatórios, nos desvios da merenda escolar etc., etc. É todo mundo roubando e roubando e roubando...

Ao mesmo tempo em que os ladrões do poder público fazem a festa, os órgãos de controle não controlam absolutamente nada. A polícia não prende ninguém, os juízes não condenam ninguém e a coisa segue num emaranhado de bandidos que se enroscam e se alimentam uns dos outros. Vez por outra assistimos na televisão a eventos espetaculosos de ações do Ministério Público que sacodem a população com muita polêmica e comentários nas redes sociais. Mas, infelizmente, todas as prisões ocorridas nos últimos tempos não chegam nem perto de 0,0001% do que deveria acontecer.

Se tomássemos alguns casos isolados e espetaculosos (como esse de Iranduba) para análise, concluiríamos sem muito esforço mental que o volume de dinheiro roubado na administração pública é uma coisa monstruosa, estrondosa, monumental. Tudo quanto é número apontado por estudos de desvios de recursos está errado. A coisa é duzentas vezes mais grave. É muito, muito dinheiro roubado. E toda essa dinheirama vem dos impostos pagos com o suor de quem trabalha diuturnamente para manter esse país de pé. Dói no fundo da alma assinar um cheque de milhares de reais de ICMS sabendo que ele será todo roubado pelos funcionários públicos. Dói saber que nunca haverá investigação. Dói saber que mesmo investigado, o juiz (também corrupto) não vai condenar ninguém. Dói saber que o esquema é todo orquestrado com várias instâncias e esferas do poder público – tudo combinadinho e todo mundo levando uma ponta.

O mais incrível de toda essa história escabrosa é que a cada dia que passa fica mais escancarada a prática da corrupção presente no poder público. O cidadão está tão bombardeado de escândalos que já não engole nenhum discurso demagógico. Mesmo assim, o governo insiste na CPMF para garantir a manutenção do status quo. Ou seja, insiste no modelo corrupto que sangra os cofres públicos. O cidadão tem que gritar bem alto: CHEGA DE TANTA ROUBALHEIRA!!! NÃO VOU PAGAR O PATO!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua mensagem será publicada assim que for liberada. Grato.