quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

O ano em que a fossa estourou


Reginaldo de Oliveira
Publicado no Jornal do Commercio dia 09/12/2015 - A235

"Na história recente da nossa pátria, houve um momento em que a maioria de nós, brasileiros, acreditou no mote segundo o qual a esperança tinha vencido o medo. Depois, nos deparamos com a Ação Penal 470(Mensalão), onde descobrimos que o cinismo tinha vencido a esperança. Agora parece se constatar que o escárnio venceu o cinismo. O crime não vencerá a Justiça. Aviso aos navegantes dessas águas turvas da corrupção e das iniquidades: criminosos não passarão a navalha da desfaçatez e da confusão entre imunidade, impunidade e corrupção. Não passarão sobre os juízes e as juízas do Brasil. Não passarão sobre as novas esperanças do povo brasileiro; porque a decepção não pode estancar a vontade de acertar no espaço público. Não passarão sobre a Constituição do Brasil”. Esse pronunciamento da Ministra Cármen Lúcia soou como um grito desesperado em meio a tanta podridão que cobriu por inteiro o universo das relações público/privado.

47 mandados de prisão contra auditores fiscais da SEFAZ do Paraná e outras 52 pessoas obrigadas a prestar depoimento sobre um gigantesco esquema de corrupção envolvendo centenas de milhões de reais. Óbvio, ululante, todo mundo sabe que esse tipo de delito é habitual no país inteiro. Aliás, no Brasil, onde se procura se acha; pra onde quer que se atire, um corrupto cai baleado. Uma coisa é pensar numa sujeira aqui e noutra ali, mas no nosso caso a nação inteira foi mergulhada numa fossa putrefata, não sobrando um fio de cabelo limpo. O corpo inteiro está ensopado com uma grossa camada de imundície que mil litros de creolina não seriam capazes de desinfetar.

Por muitos anos foi possível manter a putrefação num fosso tampado com uma laje de dez toneladas de concreto. O problema é que a coisa fugiu do controle de tal modo que a fossa explodiu, arremessando a tampa a uns 50 metros de altura. E claro, muita m**da jorrou em todas as direções. Lembrando que esse fenômeno não ficou restrito aos nossos conterrâneos, uma vez que nem o Vaticano escapou do pecado da corrupção. Uma onda de cassações e prisões de poderosos tomou conta do noticiário, escancarando um modelo de gestão pública inteiramente dominado pela corrupção. Ou seja, roubalheira e gestão pública são coisas absolutamente indissociáveis; é como gema e clara (uma está dentro da outra). Para separá-las, é preciso quebrar a estrutura criminosa – como vem fazendo o Juiz Sérgio Moro.

Prisão de corrupto ficou tão corriqueira no noticiário que mais parece previsão do tempo: “Vamos às prisões do dia!! Deputado fulano foi apanhado com a boca na botija; empreiteiro sicrano prestou depoimento na Polícia Federal; prefeito beltrano fugiu pela janela para não ser preso...!!” E por aí, vai. Algumas vezes, os eventos são tão volumosos que os escândalos não cabem na programação da TV, sendo necessário recorrer à internet para acessar a lista inteira de pilantragem.

Para completar o nosso estado de degradação social e política, a autoridade máxima do Poder Legislativo travou uma guerra de acusações de baixíssimo calão com a autoridade máxima do Poder Executivo, onde um chamou o outro de mentiroso. Lamentavelmente, tal episódio mais se pareceu discussão de bêbados em mesa de prostíbulo, mostrando assim que a coisa toda degringolou de vez. Isto é, decoro, moralidade, ética, respeito etc., tudo foi chutado pra escanteio.

O ano de 2015 deixa marcas profundas na história da República. Pode-se dizer que é o ano da purgação. Melhor dizendo, início da limpeza, considerando o grau alarmante e sistêmico de corrupção que domina o país. De qualquer modo, era necessário dar uma chacoalhada na bandalheira sistematizada, mesmo correndo risco de ruptura institucional. O Brasil precisa ser elevado a um novo nível de consciência cívica e senso de decência. A cultura da esperteza e do jeitinho, tão romantizada e contemporizada, precisa ser rasgada para mostrar o que de verdadeiramente esconde. A malandragem poética deveria ser ferozmente combatida, uma vez que ela encerra o germe de crimes hediondos e escarnecedores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua mensagem será publicada assim que for liberada. Grato.