quinta-feira, 23 de março de 2017

O PREÇO DA NEGLIGÊNCIA


Reginaldo de Oliveira
Publicado no Jornal do Commercio dia 23 / 3 / 2017 - A288

A fábrica de fogos era imensa, com gente trabalhando dia e noite para atender o grande número de pedidos que chegava diariamente. Apesar de possuir uma marca consolidada no mercado, a empresa negligenciava todas as normas de segurança. O histórico de acidentes era longo e mesmo assim o descuido perdurou até tudo ir pelos ares numa catastrófica explosão.

Repercutiu na internet o suposto comentário duma agencia internacional de que no Brasil até a carne é corrupta. Esse é o ponto nevrálgico do escândalo que está sacudindo as estruturas da nossa economia, com desdobramentos imprevisíveis, uma vez que a Polícia Federal declarou ter elementos adicionais ainda não divulgados.

A Polícia Federal foi bombardeada com severas críticas por causa da divulgação da operação Carne Fraca. Daí, que a culpa dos crimes levado a público é da Polícia Federal. Afinal de contas, a corrupção está no sangue do funcionalismo; é assim que a coisa funciona. O ministro Blairo Maggi e demais figuras notórias estão culpando a janela pela paisagem. O ministro Maggi disse que a PF deveria ter comunicado tudo ao ministério antes de deflagrar a operação. É óbvio que a PF jamais faria isso. Num país entupido de bandido até as tampas, a operação seria desmontada pelos funcionários públicos envolvidos na investigação.

Qual o motivo de tamanha devastação se o número de plantas denunciadas é tão pequeno em relação ao sistema como um todo? Por que o estrago ganhou dimensão planetária se a quantidade de pessoas presas e já exoneradas é insignificante frente aos milhares de fiscais sanitários?

Pois é.

Quando alguém carrega uma índole ruim, todo deslize é potencializado e transformado em delito. O mundo inteiro sabe que o Brasil é a terra da corrupção e da impunidade. A notícia das fraudes sanitárias foi imediatamente associada ao péssimo estigma marcado na nossa testa com ferro ardente. O Brasil é um país de bandidos engravatados que roubam milhões na cara dura porque todo o sistema institucional apoia e defende a delinquência. Se a percepção geral é de que todo mundo é ladrão, as pessoas sempre vão interpretar tudo da pior forma possível. Esse é o Brasil e esse é o sistema que ninguém se interessa em mudar.

Temos por aqui uma ferida exposta e cancerígena que se chama financiamento de campanha política. Parece que nessa chaga está a raiz de todos os males. Vivemos, experimentamos e engolimos a fraude escancarada das milionárias doações de empresas para siglas partidárias de variadas colorações, evidenciando publicamente um modelo de relação incestuosa (tudo previsto em lei). Esse sistema pisoteia na cara do povo uma corrupção deslavada. É claro, óbvio, ululante, que ninguém doa zilhões de dinheiro que não seja para corromper a tudo e a todos. E esses ditos grandes exportadores de carne são mestres na arte de embolsar o conjunto da politicada que se oferece como mercadoria em prateleira.

O escândalo da operação Carne Fraca dá um choque de realidade no povo brasileiro. Ela deixa patente o destrutivo poder da corrupção. Nós, brasileiros, temos a mania de contemporizar desvios de conduta quando o ladrão é simpático, eloquente, bem vestido, e, principalmente, rouba milhões. A justiça tem uma dificuldade colossal de prender esse tipo de gente. O Juiz Sergio Moro é o primeiro e único a fugir da regra. A polícia jamais chega num bairro de rico enfileirando moradores no muro, mas faz isso diariamente na periferia. A polícia só corre atrás de assaltante fuleiro; ela nunca persegue um jatinho entupido de dinheiro sujo.

A corrupção pode matar todo um sistema econômico e assim gerar perdas incalculáveis, com prejuízos, falências, desemprego, queda de arrecadação etc. O cerne do estrago provocado pela operação Carne Fraca não está nos casos investigados; está, sim, no modelo corrupto adotado pelo poder público em conivência com a classe empresarial e também com vários segmentos duma sociedade alienada.

Quem sabe, um impacto profundo e devastador possa desencadear uma reação enérgica e definitiva contra as práticas corruptas disseminadas no país. Quem sabe, no dia em que nos transformarmos numa Venezuela, o cidadão honesto deixe de engolir tanto sapo. Siga @doutorimposto no twitter.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua mensagem será publicada assim que for liberada. Grato.