terça-feira, 1 de março de 2022

Ao lado do grande empresário há um Grande Contador


Reginaldo de Oliveira
Publicado no Jornal do Commercio  dia  1 / 3 / 2022 - A445
Artigos publicados 

Um poderoso grupo empresarial da nossa cidade deve boa parte da sua ascensão meteórica ao brilhante trabalho do seu Contador, que foi chefe de contabilidade de 1989 a 1995, e na sequência atuou como diretor de administração e controle até o ano de 2017. Atualmente, continua trabalhando como conselheiro da diretoria. Por toda a empresa, a imagem prodigiosa desse profissional permeia os espaços e o imaginário do corpo administrativo, indicando assim uma presença que atravessará gerações. 

Outro importante empreendimento local é capitaneado por um empresário respeitado pelo seu vasto conhecimento de negócios como também pelo domínio da temática tributária. Inclusive, essa habilidade incomum é fundamental para o sucesso das estratégias de crescimento e de segurança patrimonial. E, na retaguarda de tantas ações bem sucedidas está o Contador, que está sempre ao lado do chefe provendo de informações tempestivas e aprimoradas sobre a realidade da empresa. Esse caso é emblemático pelo expressivo reconhecimento do Contador, que começou bem pequeno até se firmar na posição de controller com um salário invejável. Na verdade, o chefão ultra inteligente soube identificar e catalisar as habilidades do seu braço direito, e assim trabalhar meios de manter a parceria estratégia. Observa-se aqui, um comportamento inteligente e incomum, já que a arrogância de muitos comandantes leva ao paradigma de que quem está no topo deve tratar os demais com desprezo e ingratidão.  

Há poucos dias, almocei com a diretoria de um fortíssimo grupo empresarial do ramo de pneus, onde estavam presentes o Contador e a encarregada fiscal. Me espantou a capacidade de análise e a argúcia intelectual dos presentes à mesa. Todo esse conjunto de habilidades sinérgicas resultou no aproveitamento de valiosas oportunidades normativas que já produziram expressivos ganhos financeiros e comerciais frente aos concorrentes. Não à toa, estão entre os maiores contribuintes de ICMS. 

Anos atrás, um imenso grupo empresarial do Maranhão estava prestes a quebrar em cinco pedaços por conta de ferozes disputas de poder. A solução proposta por um Consultor de São Paulo (que era um membro da família) para salvar o empreendimento estava na construção de uma Contabilidade Gerencial clara, confiável e minuciosa. Além disso, precisava ter fechamento diário e que fosse capaz de dar respostas rápidas e precisas a qualquer demanda da diretoria. O dito Consultor identificou no interior do Estado um profissional capaz operacionalizar o ambicioso projeto. Após quase um ano de intenso planejamento, a nova Contabilidade começou a operar com uma força violenta, onde tudo funcionou feito um relógio suíço desde os primeiros dias. Desse modo, a transparência, a precisão, as análises de desempenho e as respostas rápidas foram capazes de criar um ambiente de informações transparentes e confiáveis. E assim, a tensão societária reduziu drasticamente e a integridade da empresa foi mantida. Nesse caso, havia uma estreita e visceral relação entre o Contador e a diretora administrativa. Mas também, essa diretora atendeu a todas as condições e solicitações do Contador nos assuntos operacionais da Contabilidade. 

Tais exemplos mostram a vital importância do Contador no ambiente empresarial. E isso não acontece somente com Contadores empregados, mas também com uma infinidade de prestadores de serviços terceirizados que atuam como verdadeiros consultores de negócios que contribuem sobremaneira para o sucesso dos clientes. Inclusive, é fato notório que empresas sólidas e bem sucedidas são marcadas pela estreita e visceral relação do dono com seu Contador. Por outro lado, as empresas bagunçadas são caracterizadas pelo distanciamento entre administração e Contabilidade. Há situações, porém, onde mesmo bagunçadas, certas empresas crescem sem parar. Eu sei de alguns casos assim, mas também sei da existência de fontes sobrenaturais que jorram dinheiro sem parar. 

O fato é o seguinte: Nossa profissão é vital para o sucesso de qualquer negócio. Falta-nos consciência do nosso valor, como também a exercitação diária dessa valorização, como ainda uma mudança de mentalidade que nos eleve para outros patamares de consciência profissional. Conheço vários Contadores que já fizeram essa travessia e hoje cobram caro, mas igualmente oferecem serviços que impulsionam os negócios dos clientes. Curta e siga @doutorimposto.

























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua mensagem será publicada assim que for liberada. Grato.