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Reginaldo de Oliveira
Publicado no Jornal do Commercio dia 29/04/2015 - A209
A
modernização da gestão pública foi tema de uma audiência pública ocorrida
semana passada na Assembleia Legislativa. Na ocasião, o sr. Kerchenn Elteque,
Diretor de Tecnologia do Tribunal de Contas de Alagoas, discorreu sobre os
desafios enfrentados pelo seu estado durante o processo de implantação de
várias soluções tecnológicas e administrativas em diversas unidades gestoras
sob sua responsabilidade. E os desafios e dificuldades não foram poucos, uma
vez que o próprio conceito de gestão pública era algo muito distante dos
procedimentos e das rotinas praticadas pelo funcionalismo alagoano. Havia uma
discrepância muito grande entre o paradigma administrativo existente, daquele
modelo avançado que se propunha implantar. O trabalho se desenvolveu em várias
frentes, tais quais, infraestrutura tecnológica, processos e muito treinamento.
Isso, sem contar uma série de contratempos envolvendo má vontade daqueles que
jogavam contra o sucesso do projeto. Mesmo assim, muitos avanços foram
conquistados e hoje a coisa toda está bem mais evoluída.
Em
seguida, o sr. Evaldo Silva, Consultor de Tecnologia da Associação Amazonense
de Municípios, deu uma excepcional aula de gestão pública ao relatar a
trajetória de implantação do sistema integrado de gestão pública URBEM (ERP) no
município de Presidente Figueiredo; um projeto corajosamente abraçado pelo
Prefeito Neilson Cavalcante, o qual vem oferecendo todas as condições
necessárias para o sucesso do empreendimento. O sistema URBEM não se propõe unicamente
a automatizar rotinas e atividades administrativas. Ou seja, ele não tem como
finalidade a informatização do caos. Esse sistema de gestão pública provoca um
rebuliço nos conceitos e na forma de se lidar com a coisa pública. E isso
obriga os envolvidos no processo a pautarem suas atividades de modo
sincronizado com os demais colegas e também a seguir um roteiro estabelecido
pelas normas legais vigentes, cujas regras determinam a própria funcionalidade
do sistema URBEM. Com tantas novidades, é natural o estranhamento de algumas
pessoas, visto que todos são obrigados a enxergar as diversas instâncias e
unidades burocráticas como partes de uma estrutura maior.
O
sr. Alípio Reis, Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas,
complementou a fala do sr. Evaldo, relacionando sua vasta experiência profissional
com a urgente necessidade de dar mais atenção ao assunto tema do evento. Na
realidade, o sr. Alípio é o grande catalisador de todo o esforço que envolve a
implantação do sistema URBEM no território amazonense. Sua estreita parceria
com a Associação Amazonense de Municípios tem produzindo bons frutos, na medida
em que várias questões relevantes são intensivamente trabalhadas nas unidades
gestoras da sua calha. Isso é um fator por demais positivo, uma vez que as
nossas administrações municipais do interior carecem de apoio tecnológico e
humano.
Outros
eminentes palestrantes enriqueceram o assunto, como por exemplo, o sr. Afonso
Lobo, Secretário de Estado da Fazenda do Amazonas, que demonstrou os avanços
tecnológicos conquistados pela SEFAZ, que, a propósito, está no topo das mais
bem estruturadas entidades fazendárias do Brasil, tanto no quesito gestão,
quanto tecnologia, recursos humanos etc. O sr. Ulisses Tapajós, Secretário
Municipal de Finanças de Manaus, também comentou a epopeia de transformar a
SEMEF num órgão voltado para o bom atendimento do cidadão manauara. Dessa
forma, ao que parece, o sr. Ulisses está resgatando a SEMEF do fundo do poço e posicionando
entre as melhores do país.
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