sábado, 5 de setembro de 2015

PRA QUE PAGAMOS TANTO IMPOSTO?

compartilhe esse post com seus amigos

Doutor Imposto
Publicado no Jornal Maskate dia 03/09/2015 - A010

A tradicional fabricante de aviões teco-teco resolveu apostar todas as fichas num audacioso projeto para construir o cargueiro aéreo apelidado de Zap-Cururu. Por meses a fio os melhores engenheiros se debruçaram sobre pilhas e pilhas de esquemas técnicos, protótipos e desenhos mecânicos. A coisa toda até que deslanchou bem, mas lá pelo meio do caminho começaram a pipocar sugestões estrambóticas de modificações variadas que resultaram numa espécie de Frankenstein Voador. Isto é, a estrutura (cheia de adaptações e puxadinhos) pesou fortemente, tanto no orçamento quanto na violação de regras básicas da engenharia aeroespacial. Conclusão: depois de pronto o cargueiro só conseguiu voar totalmente vazio; qualquer carga embarcada impedia seu deslocamento por causa do peso excessivo da aeronave (um gravíssimo erro de projeto).

Sabemos que os impostos têm como objetivo principal financiar a saúde, a educação, a segurança etc. Pagamos toneladas de taxas para termos estradas, energia, justiça etc., etc. Ou seja, para que o dinheiro saído do nosso bolso se transforme em todos esses serviços, faz-se necessária a existência de vários órgãos públicos, cada um com suas respectivas responsabilidades e incumbências. O gigantesco contingente de funcionários públicos administra nosso suado dinheirinho de modo a garantir um atendimento de excelência no posto de saúde ou então a certeza de não sermos assaltados por bandidos armados, ou ainda o conforto do transporte público padrão FIFA etc. Tanto dinheiro abocanhado do nosso bolso tem também a finalidade de proporcionar aos nossos filhos uma formação educacional comparável aos mais avançados sistemas do mundo. Tudo isso é perfeitamente viável, uma vez que nossa carga tributária se aproxima dos países europeus, os quais garantem alto padrão de serviços públicos aos seus cidadãos.

Pois é..!! Somos o avião cargueiro que não suporta carga nenhuma. O nosso super ultra inchado sistema estatal acabou tendo um fim em si mesmo. Pagamos horrores de imposto para não ter nada de volta. Praticamente metade de toda a riqueza produzida no Brasil vai para o governo, que recebe um frango assado e devolve para a população alguns ossos chupados. A máquina estatal, projetada para fornecer saúde, segurança, educação, estradas, só tem dinheiro para o próprio custeio. Isto é, a montanha de dinheiro dos impostos só dá pra pagar o universo infinito de funcionários e outras despesas, como viagens, mordomias, festas, prédios suntuosos etc.

Quando a coisa aperta um pouquinho o governo se apressa em criar mais imposto em vez de procurar olhar para o próprio umbigo (para o descalabro de gastos descontrolados). Por exemplo, a nossa sede do governo federal tem dez vezes mais funcionários do que a Casa Branca. E olha que os EUA são várias vezes mais ricos do que nós. O primeiro ministro inglês vai de metrô para o trabalho. O prefeito de Londres usa uma bicicleta como meio de transporte. Conclusão, somos o Cocô do Cavado do Bandido quando o assunto é gestão responsável dos impostos arrecadados. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua mensagem será publicada assim que for liberada. Grato.